10 benefícios da musculação

Tá todo mundo indo pra academia, isso é fato.

Mas poucos sabem dos verdadeiros benefícios.

Conheça 10 benefícios da musculação :

Benefício #1

Tonificação muscular: a prática da musculação tonifica os músculos e ajuda na perda de calorias. O treinamento com o uso do peso, melhora ainda mais essa resistência muscular.

 

Benefício #2

Auxilia na prevenção de osteoporose: a pessoa que pratica musculação tem menos chance de desenvolver uma doença chamada de osteoporose, pois ela auxilia no fortalecimento dos ossos do corpo humano.

 

Benefício #3

Aumento da força: a musculação deixa a pessoa mais forte, auxiliando na resistência para o trabalho diário e possíveis momentos que exijam de você o uso da força.

 

Benefício #4

 Fortalece região da coluna vertebral: auxilia na prevenção de problemas na coluna vertebral, além de fortalecer a parte inferior das costas, diminuindo dores locais.

 

Benefício #5

Diminui as chances de uma diabete: a prática de exercícios físicos é uma grande aliada à prevenção de doenças como a diabete. A musculação é uma das práticas benéficas, que pode ajudar a evitar o aparecimento da doença e para quem já tem diabete, pode auxiliar no tratamento e equilíbrio da taxa de glicemia sanguínea.

 

 

Benefício #6

 Melhora o sistema imunológico: assim como a prática dos demais exercícios, a musculação também auxilia no funcionamento do sistema imunológico.

 

Benefício #7

Beneficia o sistema digestório: as pessoas que sofrem com prisão de ventre podem notar uma melhora no funcionamento intestinal  nos primeiros dias de prática da musculação, pois ela auxilia no bom funcionamento do sistema digestório.

 

Benefício #8

 Aumenta o equilíbrio: a musculação praticada regularmente auxilia a melhorar o equilíbrio e a coordenação motora do praticante.

 

Benefício #9

 Ajuda na gestação: as gestantes que praticam musculação têm uma melhor recuperação pós-parto, menor incidência de câimbras durante a gestação, menor probabilidade de desenvolver varizes e ainda diminuem o ganho de peso.

 

Benefício #10

Melhora humor: a prática da musculação melhora o humor, a auto-estima e com isso as interações sociais. 

 

Agora que já conhece os principais benefícios então é hora de por a mão na massa!

 

E você lembra de mais algum benefício da musculação?

 

Deixe seu comentário aqui embaixo!

 

Comente agora:

comentários

28 Comentários

  1. Zelma Leão pereira

    Gostaria de continuar recebendo informações importantes sobre saúde e bem estar

  2. Paulo Maurício Serra

    Elimina a depressão, a paranóia, o stress, tira o medo, a fobia, elimina a esquizofrenia, cura os vícios, aumenta a resistência, deixa o corpo mais bonito e tonificado, melhora o humor, o domínio e controle, a concentração, circula melhor o sangue no organismo.

  3. Parabéns pelo post, muito bom e com excelente conteúdo, caso queira algum tipo de parceria estou a disposição, grande abraço

  4. Tirso Neto

    Pois é amigos, ao invés de ficarmos perdendo tempo com futilidades, falando da vida dos outros ou grilados com problemas do dia a dia que não estão ao nosso alcance resolver, vamos fazer musculação, caminhar, nos exercitar etc… Grande abraço a todos.

  5. Michele Hoster

    Muito bom o texto. É estimulante ver pessoas treinando cada dia mais. Além da parte estética, os exercícios físicos são fundamentais para a saúde. É um santo remédio que devemos tomar pelo menos 4 vezes por semana.
    Obrigada
    Michele Hoster

  6. Valgy da saquina

    Eu gosto de fazer musculação, pra falar a verdade o peso è meu ìdolo, parabens pelas dicas sao preocupantes.

  7. Pingback: GINÁSTICAS DE ACADEMIA | Educação Física

  8. sissi

    Treino desde 2009 comecei aos 18 e nao me vejo mais sem essa rotina de vida. Faço musculação pilates e yoga ###amodemaistdoisso###

    • sissi

      Treino desde 2009 comecei aos 18 e nao me vejo mais sem essa rotina de vida. Faço musculação pilates e yoga ###amodemaistdoisso###

  9. Comecei a treinar tinha 15 anos, treinei durante um ano e depois fiquei parada por 2 anos , senti muita falta e voltei agora com 20 anos. gosto muito de praticar atividade física pois me sinto muito bem é algo que já faz parte de mim. Adorei o artigo!

    • Legal sua jornada Suzana, espero que se mantenha firme nos treinos agora hein! um abraço!

  10. Pingback: Mélanges » Projeto Biquini Branco – Treinamentos Funcionais

  11. Nido Vieira

    Comecei a treinar há quinze dias e, quer saber,enquanto vida e força eu tiver, não abro mão. Me sinto hoje mito melhor que antes, em todos os sentidos.

  12. Aparecida Carmo

    Resolvi mudar o estilo de vida e levar uma vida mais saudável, a quatro meses faço reeducação alimentar e a 3 meses completados hoje 21/01 comecei a fazer musculação. Inicialmente sentia muita dor nos joelhos, acabei parando no pronto socorro, raio-x tirado e o clínico geral que me atendeu falou que eu tinha que parar a musculação devido aos osteófitos em meus joelhos… Passei com um ortopedista e o mesmo mandou continuar com a musculação, tenho apenas que diminuir a carga de peso nos exercícios, por enquanto evitar os que produzam muito impacto sobre os joelhos. Ele me disse assim: “Aparecida, a perda óssea causada pelo desgaste não podemos recuperar, o que podemos e faremos é que você tenha qualidade de vida com o que ainda tem, vai demorar um pouco mais de tempo para você chegar as suas metas, mas vai envelhecer com qualidade de vida”. Vou na academia de segunda a sexta, um treino específico para cada dia da semana, intercalando os exercícios da musculação com bike e alongamento (exercícios que o ortopedista disse que tem que fazer parte da minha rotina de dia-a-dia, quer vá na musculação ou não), porque minha meta era perder peso… agora a meta é fortalecer as pernas para evitar as dores nos joelhos e ter qualidade de vida… Eu diriam então que vou na academia fazer musculação devido a D.O.R.

    D.O.R. atualmente para mim tem o seguinte significado: Determinação + Objetivo = Resultado.

  13. Rayane

    Realmente a musculação beneficia tudo isso… em 3 meses de academia já sinto uma diferença significante no meu corpo e na minha disposição até as celulites estão melhorando a sombra da maioria das mulheres rs… to viciada literalmente na academia recomendo a todos!!

  14. Daniel

    Muito bom ler esse artigo e ver o quão beneficiado serei. Começo a treinar na segunda-feira. Daqui pra frente é vida nova, hábitos novos e blindagem total. Quero mais bem estar, este é o foco!!!

    • Força e Inteligência

      Você falou tudo aqui Daniel: “hábitos novos e blindagem total. Quero mais bem estar, este é o foco!!”

      A ideia é exatamente essa !!

  15. Daniel carvalho

    Vcs resolveram o meu trabalho para a feira de Ciências.

    • Força e Inteligência

      haha, que bom Daniel!

  16. Roberto Dias

    tenho 53 anos. Gostaria de saber de alguém, qual serie se encaixa melhor para minha idade. E qual exercício poderei fazer para tirar essa barriguinha.

    • Força e Inteligência

      Obrigado Tiago!

  17. danielee

    ótimo essas dicas

    • Força e Inteligência

      Obrigado Danielee, abraço !

  18. Welington Ferreira Mattos

    Sou praticante de Artes Marciais desde os 6 anos de idade e já passei por cerca de 12 estilos de combate. Atualmente me concentro em Karatê-Do (estilo Goju-ryu) e Hung ga Kung Fu.
    Antigamente eu não acreditava que a musculação pudesse me beneficiar em algo, já que tudo o que eu precisava saber minhas artes já me ensinavam. Mas eu resolvi, alguns anos atrás, começar a “puxar um ferrinho”, só pra verificar o que sucederia…
    Qual não foi minha surpresa ao constatar, depois de algumas tentativas de encontrar um programa adequado de treino, que não apenas meus socos e chutes ficaram mais poderosos mas toda a minha saúde e condicionamento físico melhoraram bem mais de 100%!!
    Hoje, tenho um programa de treino com alguns pesos e suplementação nutricional fora dos dias de treino marcial… e não abro mão dele!
    De lá pra cá, só ganhei!

  19. Rosi Telma

    Verdade, depois que começei a praticar ecxercícios 2x por semana, após uma depressão, comecei a me sentir muito melhor, a dormir, me alimentar e sentir mais disposta, então aumentei mais 3x por semana muscalação e estou apaixonada pelo resultado, sem contar com o corpo mais torneado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *